A capelinha sem imagens

Sonho CCXLIX


Era longo e atribulado o caminho que levava à minha capelinha sem imagens.
 
Sofria para caminhar nos corredores de um grande centro comercial, com todas aquelas montras coloridas e brilhantes que procuravam captar o meu desejo com coisas inúteis, que em breve se transformariam em lixo.
 
Olhava para os preços obscenos com que se pretendia vender uma mala de marca ou um par de sapatos e sofria com a estupidez humana, com a inércia do pensamento humano.
 
 
Sofria com o mau gosto de tudo, com o excesso de brilho, com as plantas de plástico, com a falta de sol e de vento.

 
Sofria com as multidões em que as pessoas se esforçavam tanto por parecer iguais umas às outras, por não inventar um novo penteado, nem sequer uma nova combinação de cores.
 
 
Por fim, sofria com  vertigens terríveis por ter de subir umas meras escadas, uma coisa que todos faziam com facilidade, mas que para mim era uma tortura.
 
 
Subia de gatas e havia quem olhasse com uma expressão de piedade.
 
 
«Em breve estarei na minha capelinha sem imagens.» - pensava, para me consolar. - «E até lá terei coragem para me arrastar até por cima de um cadáver de crocodilo.»
 
 
Quando cheguei à minha capelinha sem imagens, pude, enfim, repousar.
 
 
Sentei-me com uma grande alegria, naquela doce solidão.
 
 
Ninguém se interessava por aquela capelinha, onde se podia estar em silêncio.
 
 
As grandes pedras do chão estavam gastas de serem pisadas há mais de cem anos.
 
 
Era uma capelinha redonda, muito simples, com as paredes de um ocre muito velho, um pequeno altar de pedra sem ornamentos e os bancos corridos.
 
 
Como se respirava ali!
 
 
Em cruz tinham sido colocadas quatro grandes telas pintadas a óleo, possivelmente com cenas da vida de Jesus, como é hábito nas capelinhas, mas aquelas telas, com a passagem do tempo, tinham ficado completamente negras.
 
 
Era essa negridão que me consolava.
 
 
Ali podia celebrar sem ser interrompida o encontro com um Deus que não tinha figura, mas apenas presença, e que não tinha leis, mas apenas amor.
 
 
Deixei-me estar ali numa grande paz, como se a vida fosse um ninho.