Frases que nos viajam

Fragmento 175


Uma pequena notícia, hoje:
 
«A sonda New Horizons descobriu a existência de céus azuis em Plutão e água gelada na superfície do planeta-anão. A água gelada só é visível nalgumas regiões do planeta-anão - grande parte da superfície de Plutão não mostra gelo de água exposto. Noutras áreas, a água gelada "estará coberta por outros gelos mais voláteis", explicou o cientista Jason Cook. "Perceber porque é que a água aparece onde aparece, e não noutro lugar, é um desafio que estamos a começar a enfrentar".»
 
É incrível o que uma expressão como «outros gelos mais voláteis» nos pode fazer.

 
GELO DE ÁGUA EXPOSTO
 
ÁGUA GELADA
 
OUTROS GELOS MAIS VOLÁTEIS
 
...
 

Não se trata apenas da sensação que se produz quando tentamos imaginar um «gelo volátil», quando a única forma volátil terrestre que conhecemos da água se experimenta sob a forma de um gaz. «Gelos mais voláteis» catapulta-nos para um outro plano da existência física, uma em que os corpos sólidos e gelados se volatilizem.
 
Coloco no entanto a hipótese de que o termo «volátil» não esteja empregue na forma literal, mas na forma metafórica, no sentido de «passageiro».
 
Segundo esta hipótese, a viagem não se produziria. Gelos mais passageiros são só esses que se derretem mais depressa, e isso não é difícil de imaginar.
 
Havia também na notícia a referência à atmosfera de Plutão, com um aspecto de «fuligem», fuligens avermelhadas e azuis, compostas por «polinas». E como esta palavra - «polinas» - nos é inteiramente desconhecida, é toda uma estrada que se desvela, como um imenso corredor atrás de uma cortina, como um palácio fascinante e composto de desmesuradas alas incógnitas.
 
Todo o desejo se acende nesta viagem imóvel.
 
Há ainda a recordação de ligeirezas e ventos que se comunica nos sons semelhantes das duas palavras justapostas - «gelos» / «voláteis» -, nos ésses, nos vês, nos éles, nos gês e nos ês, e que nos faz dançar como bruxos ou feiticeiros, em colunas de gaz e de euforia. Há ainda a imagem viva da transparência do gelo e da água e a franja de velocidade que se abre em «outros». «Outros gelos».
 
Viajamos porventura porque o cientista escreveu mal, ou porque lemos mal.
 
Que interessa?
 
A viagem entretanto aconteceu.